25/08/2012

A Escola No Século XXI

Volume 1 - Lançamento jun/2011

Volume 1 – Lançamento jun/2011

A série de livros “A Escola no Século XXI” é o resultado da produção em colaboração de 39 professores e pesquisadores brasileiros das áreas da educação e tecnologia.

Esta produção só foi possível com o uso articulado e coordenado da Internet como meio, pois devido à dimensão continental  do Brasil, a reunião e compartilhamento de ideias dentro deste grande time com pessoas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, inviabilizaria o projeto.

O conceito por trás da organização da obra é o da práxis, ou seja, procuramos trazer fundamentos de sustentação em teorias que foram aplicadas em sala de aula e também o relato desta aplicação no formato de casos reais desenvolvidos pelos próprios autores em suas realidades locais.

O compartilhamento estruturado que fazemos destas experiências e os resultados obtidos podem apoiar o trabalho pedagógico e a prática didática para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias emergentes da informação e da comunicação.


A série A Escola No Século XXI é uma obra inédita no conteúdo e na forma que foi construída.

Chega a um tempo de mudanças rápidas, que acompanham a velocidade alucinante de circulação da informação. Vem, pois, em um momento extremamente oportuno, em que as discussões no campo da Educação não podem deixar de acompanhar o compasso da sociedade, atrelado ao desenvolvimento de tecnologias.

Reúne o pensamento de pesquisadores, professores e estudiosos sobre a importância da adequação da escola ao Paradigma da Sociedade do Conhecimento.

A Escola é analisada frente às exigências de uma nova forma de educação neste início de século. Apresenta também reflexões sobre as inquietações relacionadas à gestão escolar visando uma melhor condução do processo ensino-aprendizagem.

Os artigos foram construídos colaborativamente e a partir de uma metodologia que apresenta ao leitor: Conceitos, Fundamentação Teórica e Casos Práticos, proporcionando os elementos necessários à sua discussão, além de indicar e sugerir possibilidades de inovação no espaço escolar.

É uma série de livros relevante para o estudo da escola como produto da sociedade neste início de século.

Considera ainda o processo ensino-aprendizagem a partir da incorporação e uso de tecnologias, estendendo suas discussões nos contextos da Educação Infantil, passando pelo Ensino Médio e chegando ao Ensino Superior.

Um comentário sobre “A Escola No Século XXI

  • Parabéns pela trajetória. Estamos pensando a Escola do Século XXI e queremos fazer contato e parceria.

    Abraço,

    At

    Gabriel Veiga Catellani
    Doutorando
    Psicologia da Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *