Lousa Digital

Professor Sérgio Ferreira do Amaral

Professor Sérgio Ferreira do Amaral

Este artigo é resultado de pesquisas realizadas no Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Apresenta-se a lousa digital como linguagem digital interativa, destacando o seu valor pedagógico, enquanto ferramenta que possibilita a construção coletiva do conhecimento. Ressaltam-se a aquisição e a ampliação de competências e habilidades para o manuseio desse recurso didático-tecnológico, facilitador do uso da linguagem digital em sala de aula; considerando-se que, atualmente, as novas tecnologias estão em processo de democratização e seu uso reflexivo-crítico é tarefa importante do fazer educativo. O formato é de lousa, aparência de quadro, mas é digital. É só tocar na tela branca e a mágica começa: textos deslizam, formas geométricas se movimentam, mapas revelam aos poucos os relevos, vegetação, cidades, estradas, ruas, pontos de referência, prédios e fotos de todos os locais da terra. A história da humanidade desenrola-se em um filme de animação. As obras de arte dos Grandes Mestres são exibidas com riqueza de detalhes. As manifestações culturais de ontem e de hoje podem ser vistas com todas as cores e nuances com que o docente sonha para encantar seus alunos. Poemas, contos e romances ganham vida em trechos encenados ou narrados por artistas. A geometria ganha vida nas formas das colunas jônicas; a álgebra e suas expressões aparecem em gráficos; a aritmética é viva. A física e os fenômenos estudados por ela adquirem movimento e transcendem as leis e as fórmulas, pois são apresentados na dimensão do mundo real. A etiologia não é mais endógena ou exógena apenas, mas causal em relação direta com a vida em movimento. A química e seus tubos de ensaio são simulados antes de serem provados e o aprendizado se materializa. As expressões artísticas de todos os tempos podem ser mostradas, analisadas, comentadas, combinadas e acessadas. Tudo isto ao mesmo tempo e sem recorrer a um livro sequer. Tudo digital. Tudo, literalmente, na ponta dos dedos. Parece mágica e seria impensável há 10 anos. Resultado da combinação de um conjunto de tecnologias complexas envolvendo computadores, periféricos, mapeamento a laser, softwares especializados e conexão à internet: é mais do que um recurso midiático, é uma plataforma para o desenvolvimento do processo de ensino e de estimulação da aprendizagem. A ferramenta é poderosa, mas é só tecnologia; necessita de conteúdo e metodologia adequada para produzir efeito didático e pedagógico na estimulação dos processos cognitivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *